top of page
Ondas Brancas

Abordagem

Devido à minha formação, a minha clínica é uma construção resultante do diálogo entre a Psicanálise e a Antropologia Cultural.

A Psicanálise, na medida em que busca integrar os níveis coletivo, intersubjetivo e intrapsíquico, tem se mostrado eficaz na promoção de transformações subjetivas relacionadas aos processos de deslocamento.

A socialização do ser humano se dá através da incorporação intensa de modos de sentir, pensar e agir transmitidos pela cultura, contribuindo para a construção de um quadro de referência simbólico-identitário interno, que ajudará a pessoa a dar sentido às suas experiências. Pertencer a um determinado grupo que compartilha o mesmo código cultural é essencial na construção psíquica do sujeito. Daí vem a importância do conhecimento antropológico na clínica focada em imigrantes.

Na imigração o individuo se depara com padrões culturais diferentes dos seus, acarretando numa ruptura desse quadro interno. Assim, além das renúncias impostas pelo deslocamento o(a) imigrante precisa lidar com a perda de referências internas que o(a) ajudam a ler o mundo e a construir sua própria identidade. 

bottom of page